Consumo Urbano da Água

Depois de consumir

Home | Antes de consumir | Consumo urbano da água | Depois de consumir | Curiosidades | Links | Jogos | Conclusão

  • Poluição da água nas fábricas

poluicao.gif

      A poluição é um fenómeno estreitamente ligado ao aumento da população, ao desenvolvimento urbanístico, à expansão industrial, mas essencialmente à negligência do Homem.

      A degradação das condições ambientais tem aumentado de maneira considerável e preocupante nas regiões mais desenvolvidas do mundo, sobretudo a partir de meados do século XX.

      Dos tipos de poluição que conhecemos, a poluição atmosférica e a poluição dos oceanos tem atingido proporções preocupantes.

      

       Lançar resíduos líquidos, sólidos e gases muito tóxicos e perigosos quer para o ar, quer para a água tem trazido graves problemas para a vida humana. O fumo lançado pelas grandes chaminés das fábricas, o lixo tóxico despejado a céu aberto sem qualquer controlo, os detritos líquidos e sólidos lançados quer nos rios, quer nos mares são alguns dos exemplos mais genéricos que encontramos quase diariamente na imprensa jornalística escrita, nos jornais televisivos e na rádio.

 

Efluentes industriais

           

       A indústria é responsável pela forma mais grave de poluição da água. Não só devido às elevadas cargas poluentes descarregadas mas também à sua perigosidade.
       
As águas da lavagem de equipamentos industriais e as águas de arrefecimento, descarregadas em grandes volumes podem modificar as condições ecológicas dos cursos de água.

     As principais indústrias poluentes são as indústrias alimentares, metalúrgicas, petroquímicas, nucleares, mineiras, farmacêuticas, electroquímicas, de fabricação de pesticidas e insecticidas, etc.


Efluentes da pecuária

 

       Muitas explorações de pecuária têm efluentes equivalentes a povoações de média dimensão com a particularidade de os teores de azoto orgânico e amoniacal serem muito elevados, o que tem consequências nas águas. O caso mais conhecido em Portugal, é o das pecuárias de Leiria, que lançam

frequentes descargas poluentes para o rio Lis.

       Em Portugal mais de metade dos rios e lagos estão poluídos, devido às frequentes descargas de detritos tóxicos, normalmente efectuadas pelas fábricas, o que provoca a morte de milhares de animais e um grande risco para a saúde pública.

       Mas não é só em Portugal que há poluição, na Europa e no Mundo há inúmeros casos de poluição. Na China, por exemplo, mais de 40 cidades consomem água proveniente de lençóis de água contaminados. Nos Estados Unidos da América, entre 1993 e 1994, 53 milhões de americanos consumiram água contaminada por chumbo e pesticidas, cerca de 11 milhões beberam água que continha coliformes fecais e outros 43 milhões estiveram expostos ao criptosporidium, um microrganismo que matou mais de uma centena de pessoas em Milwaukee.

       Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, acreditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade  suficiente para evitar qualquer poluição. Mas a realidade tem de ser rapidamente alterada e algumas das medidas a tomar para evitar a poluição são:

·        colocar filtros nas fábricas;

·        tratar dos esgotos para evitar que eles contaminem os rios e os mares;

·        não poluir os rios e os mares;

·        levar toda a água utilizada pela população para uma estação de tratamento.

 

       “ A água pode fluir por milhares de canais, mas regressa sempre toda ao mar”

                                                                                      (Provérbio africano)

  • A água nas plantas

fotossintese_simplificada.gif

    A água, tal como o Sol, é muito importante para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reacções químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células. A fotossíntese liberta ainda oxigénio livre para a atmosfera que permite a respiração aeróbia. Assim, só depois do aparecimento na Terra da fotossíntese se puderam desenvolver os animais. Estes não têm, como as plantas verdes, capacidade para fabricar compostos orgânicos a partir de um ambiente inorgânico e, por isso, alimentam-se de plantas e outros animais, formando-se cadeias alimentares.

2.Transpiração

    A transpiração é um processo que ocorre nas plantas para dissipar o calor proveniente da radiação solar.

  • Uma folha pode dissipar numa hora a quantidade de água equivalente à que contém, podendo transpirar o equivalente a 100 vezes o seu peso fresco máximo em toda a sua vida;
  • O fluxo de água movido pela transpiração permite a circulação de minerais também absorvidos pelas raízes.

A água nos animais

    A quantidade de água no corpo de um organismo está relacionada com o metabolismo e o habitat de cada um. Frutas, verduras, legumes e água também em quantidade variável. O corpo dos mamíferos é constituído aproximadamente por 65% de água; sendo 83% do sangue, 80% do cérebro, 75% dos músculos, 70% da pele e 30% dos ossos. A porção de água nos animais varia entre os 70 e os 90%. Nos insectos, a quantidade de água contida no seu corpo está ligada ao tipo de alimento e o ambiente onde vive.

    No caso do homem, 2/3 do seu peso é devido à água. Tal como o sol, a água é imprescindível para a vida no planeta. Basta dizer como a água é fundamental no processo da fotossíntese, para se compreender como não poderíamos de maneira nenhuma viver sem ela. Por outro lado, já quase não restam dúvidas de que a vida começou na água. E talvez por essa razão o seu papel seja tão importante na auto-conservação, auto-regulação e reprodução dos seres vivos. O sangue é composto por 80% de água, o esqueleto por 44%, no cérebro essa percentagem sobe surpreendentemente para os 90%!    

    Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por.

Porque a água é um bem precioso!